Como Funciona

O que é o Atendimento Psicológico Online?

O Atendimento Psicológico Online/orientação psicológica online é uma modalidade de atendimento psicológico realizada por um psicólogo através da internet. Se diferencia da Psicoterapia (atendimento presencial) por ser mediada por videoconferência (Skype ou Hangout) e com foco mais em uma ou algumas queixas específicas, não abrindo tanto como na Psicoterapia, até porque a última é um processo longo, ao contrario da online que é pontual e objetiva.
No Brasil é uma ferramenta reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP de acordo com a Resolução 012/2005 e 11/2012 que atua juntamente com o Código de Ética do Psicólogo que tem sua amplitude tanto para os atendimentos presenciais quanto para os atendimentos online. Na Europa é uma ferramenta reconhecida em grande parte dos países e tem uma disseminação maior que no Brasil, que pode estar relacionado aos avanços tecnológicos maiores daqueles países em relação ao nosso e a sua Regulamentação ser também anterior à brasileira.

Público Alvo

O serviço pode ser utilizado por adolescentes, adultos e casais, sendo que para menores de 18 anos é necessário autorização por escrito dos pais ou responsáveis, assinada e enviada por e-mail (contato@consultorioonline.com.br).

Indicações

O Atendimento Psicológico Online atenderá situações pontuais, com um número de sessões especifico, observando-se a necessidade de ajuda do paciente em sofrimentos tais como:
• Estresse
• Depressão
• Insegurança
• Luto
• Medos
• Pânico
• Conflitos em relacionamentos afetivos ou no trabalho
• Conflitos afetivo sexuais
• Ansiedade em momento de provas e/ou concursos
• Ansiedade nos casos de cirurgia
• Suporte a profissionais em situação de aposentadoria
• Orientação Profissional/Vocacional Online
• dentre outras tantas possibilidades de atendimento.

Ao final de 20 sessões (número máximo de sessões por Videoconferência) o psicólogo terá feito uma avaliação sobre a eficacia das sessões online, avaliando se não há necessidade de algum outro tipo de intervenção ou se deve ser encaminhado para psicoterapia (presencial).

Contra Indicações

Este serviço não é indicado para tratamento de distúrbios psicológicos graves, ou para tratamento de pacientes em crise ou acentuado descontrole emocional. Estes casos são encaminhados para o atendimento presencial. Caso tenha dúvidas sobre o tipo de atendimento ideal para o seu caso consulte-nos.

Como é feito o atendimento?

As sessões online tem duração de 30 ou 50 minutos, e serão mediadas através de Videoconferência por Skype ou Hangout.

Sigilo e Segurança

O sigilo é de extrema importância na relação psicólogo-cliente. As informações do cliente são recebidas somente pela psicóloga Vera Rodrigues, e nunca serão compartilhadas com outras pessoas. O computador utilizado é protegido com antivírus e firewalls sempre atualizados e o sistema de prontuários é protegido por senhas. Mesmo tomando todas as precauções, não é possível estar 100% seguros quanto à transmissão de informações online. Os meios de comunicação eletrônica são vulneráveis e requerem alguns cuidados para proteger a segurança da sua informação. Aconselhamos o paciente a não usar computadores públicos e apagar os históricos de conversações, assim como manter seu computador protegido por programa antivírus.

Regulamentação

O Atendimento Psicológico Online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2005 e revogado pela Resolução 11/2012. Todos os sites que disponibilizam este tipo de serviço devem estar devidamente credenciados e regulamentados junto ao Conselho Federal de Psicologia.

Requisitos

Computador com acesso à internet banda larga via cabo de no mínimo 1Mb. Possuir instalado na maquina o programa Skype e para acesso via Hangout ter uma conta do Gmail. O paciente poderá optar por usar ou não uma webcam.


Todos os serviços prestados serão realizados sobre o Código de Ética do Psicólogo e de acordo com as legislações vigentes.
Todas as informações cedidas pelo paciente serão sigilosas. Leia nossa Política de Privacidade.